quarta-feira, 22 de setembro de 2010

De frente pra morte


Projeto da Olimpíada de Língua Portuguesa: Crônicas

Professora: Elitânia Barbosa dos ReisAluno: Alessandro de Sousa Marçal

Há uns dois anos atrás, em Paraísopolis, segunda maior favela de são Paulo ,vivi uma história aterrorizante,tudo aconteceu quando um suposto fumante de drogas foi morto por policiais,certamente seus amigos resolveram dar o troco e fizeram um protesto um pouco diferente usando como armas a violência. Se passaram três dias de confronto com a policia, as pessoas já não agüentavam mais, pois de casa não podia sair. Os policiais lá conhecido de “Gambé” jogavam de cima do helicóptero spray de pimenta . Parte mais chocante foi quando um policial foi, pronto era tudo que eles queriam,tiraram a vida de um inocente, fiquei triste por saber que lá as pessoas já não têm a tão conhecida harmonia de viver.

Viagem dos sonhos

Projeto da Olimpíada de Língua Portuguesa: Crônicas
Professora: Elitânia Barbosa dos Reis
Aluna: Príncila do Carmo Alves Vieira 8ª série




Há 6 meses atrás eu fui convidada para uma viagem para a Ilha de Vera Cruz, em Salvador Bahia, eu fui junto com os formandos da Escola M. M. Messias. Passamos 8 dias lá, foi uma viagem ótima. Nós íamos para a praia pela manhã e quando chegava 11:30h íamos almoçar, e a tarde voltávamos novamente para a praia. Eu e meus colegas fazíamos uma torre dentro da água, uns faziam um círculo enquanto os outros subiam nos seus ombros.
Quando chegava a noite agente reunia o grupo e íamos para o parque, era muito engraçado, tinha os carrinhos de bate- bate, o camicase,a barca e vários outros brinquedos.
Fomos também para outra ilha, a Ilha de Itaparica, passamos o dia lá.
Outro dia estávamos voltando da praia para a casa que agente ficava, e no meio da estrada tinha uma mangueira, com muitas mangas, os meus colegas começaram a tentar tirar as mangas, daí apareceu uma velhinha que morava ao lado e começou reclamar por que estavam tirando as mangas.
- Não é pra vocês ficarem jogando pedra na mangueira, se vocês queriam mangas, por que não me pediram?
Agente foi embora para casa. No sábado fomos passear em Salvador, mais estava uma fila enorme para pegar a lancha, por que a maré estava baixa e não tinha como as lanchas irem para Salvador. Mais tarde a maré normalizou e pegamos a lancha para ir. Eu fiquei com muito medo por que a lancha balançava muito. Quando chegamos lá fomos ao zoológico, foi muito legal, fomos também ao elevado Lacerda e em vários lugares lá. Foi uma viagem inesquecível. Voltamos novamente para Vera Cruz. Viríamos embora para o Bonito na madrugada de segunda- feira. Quando foi na noite de domingo fomos novamente passear no parque, quando estávamos indo para casa, percebemos que estava tendo uma festa, perto de onde estávamos passando, então resolvemos ir lá, estava muito boa, dançamos muito, e quando fomos dormir já estava quase na hora de virmos embora para o Bonito. Essa foi a viagem dos meus sonhos.