quarta-feira, 22 de setembro de 2010

De frente pra morte

Projeto da Olimpíada de Língua Portuguesa: Crônicas

Professora: Elitânia Barbosa dos ReisAluno: Alessandro de Sousa Marçal

Há uns dois anos atrás, em Paraísopolis, segunda maior favela de são Paulo ,vivi uma história aterrorizante,tudo aconteceu quando um suposto fumante de drogas foi morto por policiais,certamente seus amigos resolveram dar o troco e fizeram um protesto um pouco diferente usando como armas a violência. Se passaram três dias de confronto com a policia, as pessoas já não agüentavam mais, pois de casa não podia sair. Os policiais lá conhecido de “Gambé” jogavam de cima do helicóptero spray de pimenta . Parte mais chocante foi quando um policial foi, pronto era tudo que eles queriam,tiraram a vida de um inocente, fiquei triste por saber que lá as pessoas já não têm a tão conhecida harmonia de viver.

Viagem dos sonhos

Projeto da Olimpíada de Língua Portuguesa: Crônicas
Professora: Elitânia Barbosa dos Reis
Aluna: Príncila do Carmo Alves Vieira 8ª série

Há 6 meses atrás eu fui convidada para uma viagem para a Ilha de Vera Cruz, em Salvador Bahia, eu fui junto com os formandos da Escola M. M. Messias. Passamos 8 dias lá, foi uma viagem ótima. Nós íamos para a praia pela manhã e quando chegava 11:30h íamos almoçar, e a tarde voltávamos novamente para a praia. Eu e meus colegas fazíamos uma torre dentro da água, uns faziam um círculo enquanto os outros subiam nos seus ombros.
Quando chegava a noite agente reunia o grupo e íamos para o parque, era muito engraçado, tinha os carrinhos de bate- bate, o camicase,a barca e vários outros brinquedos.
Fomos também para outra ilha, a Ilha de Itaparica, passamos o dia lá.
Outro dia estávamos voltando da praia para a casa que agente ficava, e no meio da estrada tinha uma mangueira, com muitas mangas, os meus colegas começaram a tentar tirar as mangas, daí apareceu uma velhinha que morava ao lado e começou reclamar por que estavam tirando as mangas.
- Não é pra vocês ficarem jogando pedra na mangueira, se vocês queriam mangas, por que não me pediram?
Agente foi embora para casa. No sábado fomos passear em Salvador, mais estava uma fila enorme para pegar a lancha, por que a maré estava baixa e não tinha como as lanchas irem para Salvador. Mais tarde a maré normalizou e pegamos a lancha para ir. Eu fiquei com muito medo por que a lancha balançava muito. Quando chegamos lá fomos ao zoológico, foi muito legal, fomos também ao elevado Lacerda e em vários lugares lá. Foi uma viagem inesquecível. Voltamos novamente para Vera Cruz. Viríamos embora para o Bonito na madrugada de segunda- feira. Quando foi na noite de domingo fomos novamente passear no parque, quando estávamos indo para casa, percebemos que estava tendo uma festa, perto de onde estávamos passando, então resolvemos ir lá, estava muito boa, dançamos muito, e quando fomos dormir já estava quase na hora de virmos embora para o Bonito. Essa foi a viagem dos meus sonhos.

terça-feira, 31 de agosto de 2010

Minha vida

Oi Meu nome é Sidnei Alves da silva, escrevi esta carta sobre a minha vida porque eu fui uma pessoa muito boa para as pessoas, e não para a minha MÃE eu escrevo de letra maiuscula porque MÃE é motivo de vitória para todos.

Eu nasci em 12/1O/1995 escrevi esta carta em 31/08/2010 com 14 anos.

Minha vida toda eu enfretei problemas até os 14 anos de idade,eu tive problemas de saúde,quando eu nasci fiquei 15 dias no hospital mais do que o normal, quando eu mi mudei para a bahia com seis anos de idade fui morar em uma rua chamada de multirão depois mi mudei para a avenida A.C.M. onde meu pai feis uma borracharia, com 9 anos aconteceu um acidente comigo,(Quando estava trabalhando),um ônibus caiu em cima de mim.Eu não sabia que minhas costas tinha machucado quando eu comessei a sentir fortes dores nas costas, comecei a faltar aos meus estudos como não tinha condições para faser tratamentos paticulares, fomos pedir ajuda na prefeitura mas devido o tanto de gente com mais precisão, demorou muito para eu ser atendido fui para muitos lugares porque como o problema era muito grave eu eu tive problemas na visão, tonturas, fortes dores de cabesça, minhas pernas começaram a paralisar e etc.

Mas com a grassa de DEUS eu conseguir mi recuperar aos pocos em casas de algumas pessoas que tinhão um dom maravilhosos e agradesso a minha familha por te mi ajudado, prinscipalmente a minha mãe ao meu pai e aos meus irmãos.

ASS:Sidnei Alves.

Minha vida de estudante

Quando eu estudava na 5ª serie no ano de 2009, uma menina da minha sala. Estava procurando briga comigo, e eu não dava nem importância por o que ela mim dizia tirando a parte de mim chamar de nomes feios.

Teve um dia na sala de aula que estava tendo aula de artes, ela veio me chamando de lixo e eu não agüentei de tantos nomes feios que ela me chamou, eu peguei no cabelo dela e ela pegou no meu, eu puxei no cabelo dela que saiu cabelos na minha

mão e os meninos ficou gritando e a professora percebeu que nos estávamos brigando, a professora me deu um xingão que eu nunca esqueci, mais esse xingo valeu a pena por que desse dia em diante ela não me falou mais nada.

Hoje ela passa e fala comigo e eu respondo claro! Para não dizer que sou mal educada.

(Autora Tatiane Novais dos anjos)